segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Sobre o Brasileirão Série A

Confesso a vocês que nos últimos anos, essa época do ano tem sido angustiante. Quem torce pra um time que chega na reta final de um campeonato tão importante e depende de resultados alheios sabe o que é esta sofrência.
Mas, vamos ao que realmente interessa. Estava lendo um guia muito bacana no site Globo Esporte com uns cálculos interessantes do matemático Tristão Garcia sobre a situação de algumas equipes que ainda têm esperança de uma mudança de situação.

"Nos extremos da tabela, tudo decidido: Corinthians campeão, Joinville rebaixado. A primeira e a 20ª são as únicas posições que não podem mais trocar de dono no Brasileirão. Entre uma ponta e outra, ainda há muita coisa em jogo. No próximo domingo, com todas as partidas às 17h, a 38ª e derradeira rodada da Série A promete emoção de sobra para pelo menos nove times. Da luta pela última vaga na Libertadores 2016 até a briga de foice para escapar da degola, passando pela disputa financeira das premiações, saiba o que cada um precisa fazer na rodada final e quais são as chances de acordo com o site InfoBola, do matemático Tristão Garcia.

A ÚLTIMA VAGA NO G-4

Com o Santos em sétimo lugar e sem chances de chegar entre os quatro primeiros, acabou essa história de G-5, mesmo que o Peixe conquiste a Copa do Brasil. Agora a disputa por um lugar na Libertadores 2016 via Brasileirão é clara. Corinthians, Atlético-MG e Grêmio estão garantidos. A última vaga está entre São Paulo e Internacional. Se o Tricolor vencer o Goiás, fora de casa, garante o posto. Se empatar, só perde a vaga se o Inter ganhar do Cruzeiro em casa e tirar um saldo de sete gols (os paulistas têm +5, os gaúchos têm -1). Caso o Colorado vença por seis gols de diferença, as duas equipes empatariam também no saldo gols, mas o São Paulo levaria vantagem pelos gols marcados (atualmente 52 a 37), terceiro critério de desempate. Para o Colorado, só a vitória sobre a Raposa interessa. Ainda assim, é preciso torcer por uma derrota são-paulina no Serra Dourada para não depender desse saldo quase impossível de alcançar.
Com a vitória sobre o Figueirense, graças a um gol de Thiago Mendes no último lance, o São Paulo pulou de 51% na última rodada para 72% de chances de garantir a vaga na Libertadores, segundo Tristão Garcia. O Inter, que empatou com o Fluminense no Maracanã, tem agora 28%, contra os 33% da rodada anterior.
REBAIXAMENTO
Na luta para escapar da degola, a situação é bem mais complexa. O Joinville é o único que já está rebaixado. Do Coritiba (15º colocado) ao Goiás (19º), tudo pode acontecer.
Coritiba (15º lugar, 43 pontos)
Basta um empate com o Vasco em casa - por isso, segundo Tristão, o risco de rebaixamento é de apenas 1%. Mesmo que perca, pode escapar com uma combinação de resultados. Para o Coxa cair, é preciso que seja derrotado e que Avaí e Figueirense vençam Corinthians e Fluminense, respectivamente. O Figueira ainda teria de tirar uma diferença de quatro gols no saldo.

Avaí (16º lugar, 41 pontos)
Se vencer o Corinthians em Itaquera, escapa. Se empatar, precisa torcer por tropeços de Figueirense e Vasco (vitória de um dos dois rebaixaria o Avaí). Se perder e um desses dois rivais empatar, ficaria igual no número de pontos, mas com uma vitória a mais no critério de desempate. O risco de uma derrota do Avaí é uma vitória do Goiás. O time esmeraldino igualaria o catarinense em pontos e vitórias, mas passaria no saldo de gols. O risco de cair, de acordo com o InfoBola, é de 66%.

Figueirense (17º lugar, 40 pontos)
Se perder ou empatar com o Fluminense em casa, estará rebaixado. Precisa vencer e torcer por um desses cenários: 1) Avaí não vencer o Corinthians; 2) Coritiba perder para o Vasco, e nesse caso seria preciso tirar uma diferença de quatro gols no saldo. O risco de rebaixamento é de 57%

Vasco (18º lugar, 40 pontos)
Se perder ou empatar com o Coritiba fora de casa, estará rebaixado para a Segunda Divisão. O Gigante da Colina precisa vencer no Couto Pereira e torcer para que aconteçam esses dois cenários: 1) Figueirense não vencer o Fluminense; 2) Avaí não vencer o Corinthians. Não é nada fácil a situação do time carioca, com risco é de 88%.

Goiás (19º lugar, 38 pontos)
A situação também é dramática, com risco de 88% de queda, apesar de ter dois pontos a menos que o Vasco - Tristão usa critérios como dificuldade do jogo, por exemplo. Se o Goiás perder ou empatar com o São Paulo em casa, estará rebaixado. Mesmo se vencer, precisa torcer por três cenários: 1) Figueirense não vencer o Fluminense; 2) Vasco não vencer o Coritiba; 3) Avaí perder para o Corinthians."

Nenhum comentário:

Postar um comentário