segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Garopaba supera Campinense nas penalidades e fatura o tricampeonato no Municipal

Aspirantes também conquistam título sobre o Limeira pelo placar de 2 a 1

A final do Municipal de Garopaba – Taça Beato Tobias da Rosa -  entre Garopaba e Campinense foi o assunto mais comentado na semana passada e, certamente, continuará sendo nas semanas posteriores. A cidade respirava futebol no último domingo, 20, e os arredores do Beato Tobias da Rosa foram tomados por uma imensa quantidade de pessoas que chegavam para o grande dia, a grande final de um campeonato que envolveu oito equipes fortes e que fizeram do Campeonato Municipal de 2016, um dos mais atrativos dos últimos tempos. Limeira, Campinense, Real Ferraz, Sete Caldas, Acadêmica, Palhocinha, Garopaba e Vera Cruz mantiveram o nível técnico do campeonato extremamente elevado e fizeram das partidas, grandes espetáculos para  seus torcedores e para quem é amante do futebol.
Apesar de alguns percalços no decorrer da competição que servem para aprendizado e melhoria nos anos que se seguem, a final envolvendo Garopaba e Campinense foi de encher os olhos. Com a arbitragem incontestável do árbitro CBF e aspirante FIFA Braulio da Silva Machado com Jonathas Carvalho e Gustavo Fernandes, a partida teve início sob chuva, com gramado pesado e a presença em peso das torcidas e do presidente da Federação Catarinense de Futebol Delfim de Pádua Peixoto Filho, que em entrevista à Rádio Frequência disse ter o hábito de acompanhar finais de campeonatos de futebol amador nesta época do ano (devido à pausa nos campeonatos de futebol profissional).
A partida começou muito disputada e permaneceu assim até o fim. Equilíbrio nos minutos iniciais da primeira etapa com grande atuação dos 22 em campo. Na partida de ida, o Garopaba havia perdido pelo placar de 3 a 2 e, como no regulamento não há saldo de gols, precisaria de uma vitória simples sobre o Campinense para levar a partida aos pênaltis. O Campinense por sua vez, precisava apenas de um empate pra levantar o caneco. Primeiro tempo sem gols e com superioridade do Campinense nos minutos finais do primeiro tempo. O árbitro Braulio da Silva Machado paralisou a partida aos 38 minutos pois foi arremessado rojão próximo ao banco de reservas do Campinense. A bola voltou a rolar e ambas as equipes pecavam nas finalizações. Poucos lances levaram perigo às metas dos goleiros Douglas ‘Buia’ do Campinense e Rafinha do Garopaba, que fez ótima partida.
Foto: Valter Martins Ricardo
O intervalo de jogo foi bom para o Garopaba que voltou mais atento e organizado para a etapa complementar. Logo aos 5 minutos, cobrança de escanteio, bola na área do Campinense e Luciano do Garopaba cabeceia para o fundo das redes. Gol do Garopaba. O Campinense foi tão surpreendido no primeiro gol quanto no segundo, que saiu cerca de 6 minutos depois com cobrança de escanteio, bola alçada na área, soco do goleiro Douglas ‘Buia’ e sobra para o zagueiro Cleiton do Garopaba que amplia o placar a seu favor.
A partir de então, as oportunidades de gol começaram a surgir também para o Campinense que diminuiu o placar aos 27 minutos da etapa complementar com uma sobra do goleiro Rafinha e Kleyffer marcando de cabeça. Aos 39 minutos do segundo tempo, jogo parado mais uma vez. Latinhas de cerveja arremessadas próximas ao goleiro do Campinense. Após retirada das mesmas, Braulio da Silva Machado retomou a partida. O Garopaba sentiu a saída do volante Marquinhos e do zagueiro Cleiton que deixaram o campo por lesão e foi pressionado até o fim pelo Campinense.
Após o apito final, comemoração do Garopaba mas uma nova etapa que definiria o campeão estava por começar: penalidades. Pelo Garopaba, Dudu, Shayder, João Simon e Eder converteram as penalidades exatamente nesta ordem intercalados com Vitor Cruz (que deu início às cobranças), Kleyffer, Luca Toni, Jackson e Roger pelo Campinense. Kleyffer chutou fraco e o goleiro Rafinha caiu no lado certo e fez a defesa e o zagueiro Roger mandou a bola para fora. Garopaba Esporte Clube Campeão Garopabense de Futebol Amador 2016.
FICHA TÉCNICA:
Garopaba: Rafinha, Bruno T., Cleiton (Carioca), Shayder, Wellington Santos (Juninho Barra); Marquinhos (Gelinho), Luciano, Dudu e Eder; Rudinei (Borrachinha) e Foguinho (João Simon).
Campinense: Douglas ‘Buia’, Julinho, Cleyton, Roger e Vitor Cruz; Jackson, Itauê (Fabinho), David (Luca Toni) e Carlinhos (Ziel); Felipe Oliveira (Fabio) e André (Kleyffer).
Arbitragem: Braulio da Silva Machado, Jonathas Carvalho e Gustavo Fernandes.


Aspirantes

No jogo de ida no dia 6 de dezembro, Limeira e Garopaba empataram em 0 a 0. Após duas longas semanas, as equipes voltaram a se enfrentar no Beato Tobias da Rosa e o Garopaba conquista o título com a vitória por 2 a 1 na categoria. Título em dose dupla para o time que joga no estádio do homenageado da taça este ano, senhor Beato Tobias da Rosa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário